sexta-feira, 25 de abril de 2008

MERCADO DE FRANQUIAS NO CEARÁ

Como alternativa para estruturação de um negócio próprio, franquias no Ceará cresceram 12% nos dois últimos anos

Franchise cearense saltou da 10ª colocação para 7ª no ranking nacional

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A maior porção do comércio, e também a mais dinâmica, é o varejo. Neste segmento, observa-se uma rápida difusão das franquias, como alternativa para estruturação de um negócio próprio. No Ceará, esse mercado cresceu 12% nos últimos dois anos e saltou da 10ª colocação para 7ª no ranking nacional e desbanca estados como Pernambuco, Bahia e o Distrito Federal.
As 31 empresas cearenses geram 2.557 empregos diretos e faturam R$ 172 bilhões/ano, no Brasil. Os dados fazem parte de pesquisa realizada por um dos mais renomados especialistas em franchise do País, Marcus Rizzo, presidente da Rizzo Franchise, que há mais de 20 anos atua no setor em todo o Brasil e América Latina.
Na sua análise, o Estado é muito promissor e nos últimos dois anos vem mudando de perfil, passando de importador para exportador de franquias. ´Com a força que tem o varejo cearense, a nossa expectativa é que o mercado de franquia venha crescer mais de 10%, até fim de 2008´, destacou Rizzo.
´É claro, que o Ceará vai continuar sendo interessante para empresas do Sul e Sudeste, mas está cada vez mais se expandindo para outros estados do País e conquistando novos públicos´, acrescentou.
Para o presidente da Rizzo Franchise, o Ceará tem um diferencial: ´Disponibiliza vários locais que são de agrado da maioria da população brasileira. São, por exemplo, as casas de lanches e salgados típicos da região´, disse.
Hoje, o Estado abriga 31 empresas franqueadoras de diversos setores, que, ao todo, já instalaram 378 unidades, sendo 98 operadas pelo próprio franqueador e 280 franquias, espalhadas pelo País.

Regras do jogo

Para o especialista Marcus Rizzo, os empresários de negócios ou pequenas redes, que desejam se expandir para diversas localidades do País, precisam conhecer melhor as regras do jogo. Ele chama a atenção para a necessidade de ter uma estrutura capacitada para oferecer oportunidades de negócios e técnicas avançadas para promover o crescimento dessas redes com a venda de franquias. Como primeiro passo, Rizzo disse que é preciso ter cuidado com a estruturação e o formato. ´Testes padrões podem garantir o tipo de operação. Cuidado com armadilhas, há mercado para todos os produtos´.
A segunda dica salienta cuidado ao escolher o franqueado que vai tocar o negócio.
O especialista em franchise enfatizou que o sistema de franquia é o modelo ideal para os pequenos negócios. Até porque o empresário conta com capital de terceiros. ´Para poder crescer e se expandir, os empreendedores iniciantes precisam se informar, se profissionalizar para obter sucesso´, declarou.
Pesquisas independentes indicam que a abertura de um negócio a partir da adesão a um sistema de franquia tem como principais atrativos o acesso a tecnologias de localização de pontos, gestão de estoques, marketing e treinamento.
Entre os métodos empregados, destacam-se: mudanças no mix de produtos, incremento do treinamento, redesenho de loja, aumento e aprimoramento dos equipamentos no ponto-de-venda, mudanças na composição das equipes de loja, aumento do nível de informatização e introdução de incentivos à força de vendas.

POTENCIAL
Estado é considerado pólo atrativo no segmento
A rede de franquias Tevah foca seu interesse de expansão no Estado e aponta a implantação de três lojas em Fortaleza
O Ceará já é considerado por grandes empresas franqueadoras um pólo muito forte para o segmento. É fato que a rede de franquias Tevah, no mercado há 49 anos, foca seu interesse de expansão no Estado. Estudo preliminar feito pela empresa aponta para a implantação de três lojas em Fortaleza e, posteriormente, em algum dos municípios com mais de 100 mil habitantes.
Segundo Valdimir Portz Machado, diretor da Tevah, em 2007, a rede iniciou um trabalho visando buscar parceiros nas principais capitais do País. ´Fizemos uma pesquisa e temos a intenção de contar com esse Estado. De princípio, projetamos a implantação de três lojas na Capital e, futuramente, prevemos atingir algumas grandes cidades´, destacou.
A partir da metade do ano, a rede de franquias vem enviando mala direta dirigida a algumas empresas sondando o interesse. ´Já temos algumas sinalizações, trocando informações, apresentando a empresa, procurando conhecer melhor o interessado´, salientou.
Segundo Portz, o investimento inicial no Estado varia entre R$ 30 mil a R$ 50 mil. ´O capital a ser empregado vai depender do local do negócio, em shopping ou em loja de rua´.
Além do know-how de uma marca que está no mercado há 49 anos, o franqueado oferecerá a seus clientes um serviço exclusivo, sem concorrência na América do Sul: o Sob Medida Por Computador High Tech. Uma tecnologia européia para fazer de camisas a trajes verdadeiramente personalizados em prazos surpreendentemente curtos. E, melhor: os preços são equivalentes aos de bons produtos prontos de outras lojas de moda masculina.
´O nosso diferencial competitivo é propiciar a condição do cliente escolher os detalhes da roupa que vai comprar. O produto sai exato e exclusivo para a pessoa — é um modelo personalizado. A Tevah é a única na América Latina, nesse nível de detalhamento´, ressaltou Valdimir Portz Machado. ´Outro diferencial frente aos concorrentes é que também atendendo o público feminino, que acaba procurando a empresa quando precisa de um tailleur, por exemplo´.

FONTE: Diário do Nordeste

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