quarta-feira, 26 de março de 2008

E-Franchisers apostam no marketing digital

Pesquisas indicam que a internet foi a mídia que mais cresceu no ano de 2007, mas ainda assim representa apenas 2,7 % do total gasto com propaganda no País. O marketing digital apresenta-se atualmente como um mercado em plena expansão com infinitas possibilidades, e entre as empresas que já atentaram para as grandes oportunidades do setor, está a Neomerkato, importadora de produtos diferenciados que desenvolveu o sistema de e-franchising.

"Nossos franqueados vêem na internet uma excelente oportunidade de ampliar as vendas e conquistar clientes, realizando um baixo investimento e tendo a facilidade de comprovar os resultados obtidos, além da possibilidade de atingir todo o mercado nacional", afirmam Carlos Eduardo Soares e Leonardo David, diretores da Neomerkato.

Segundo dados divulgados pelo E-bit, empresa pesquisadora dos hábitos de consumo na internet, houve um crescimento de 43% nas vendas realizadas no ano de 2007. Um mercado que movimentou R$ 6,3 bilhões no País, com expectativa de crescimento de 45% no primeiro semestre deste ano, mas que ainda se encontra bastante concentrado. Das 2,5 mil lojas que o E-bit possui cadastradas em seu sistema, apenas 20 delas concentram 70% do faturamento.

Focado no mundo da publicidade digital, o sistema de e-franchising desenvolvido pela Neomerkato é estruturado em cima deste setor. O grande objetivo do empreendedor é conquistar clientes para sua loja virtual com inserções de publicidade on-line que irão gerar as vendas e, conseqüentemente, faturamento.

Por se tratar de uma mídia onde não existe um padrão de comunicação pré-determinado, os franqueados têm liberdade para experimentar inúmeras formas de interação com o público. Os resultados dependem diretamente da habilidade do empresário em anunciar de maneira eficiente, aumentando a visibilidade da loja virtual.

A Master Franqueadora oferece a seus parceiros total apoio e suporte na divulgação. Por meio de um painel de controle, o franqueado consegue ter uma avaliação precisa da receita obtida pela divulgação, do índice de visitação na sua franquia virtual e da taxa de conversão de visita em venda.

As análises ajudam o empreendedor a estabelecer índices de performance e metas claras para as ações de divulgação, aumentando a lucratividade do negócio e diminuindo o tempo para o retorno do investimento (ROI). Entre as ações mais utilizadas, estão os links patrocinados, inserção de banners e email marketing.

David e Soares destacam a desburocratização do modelo de franquia como chave deste sucesso. “A partir do momento em que o consumidor entra no site e efetua a compra, acabam as obrigações do franqueado. Todo o processo financeiro, entrega, administração do estoque e até mesmo de pós-atendimento ao cliente são de responsabilidade da Neomerkato. Poupado das preocupações operacionais, o empresário foca seus esforços na divulgação e venda dos produtos da loja virtual”, explicam.

Fonte: Ralcoh - Agência de Comunicação